Shopping cart

O que é Front-end e Back-end? Saiba a diferença!

Uma pessoa com esses conhecimentos, portanto, tem a capacidade de desenvolver toda a estrutura de um website, seja a visível ou a invisível. E todo esse trabalho é feito por um desenvolvedor web em linguagens de programação para front-end. Em resumo, toda a construção visual do site, a qual o usuário terá acesso por meio do seu navegador, é responsabilidade desse tipo de programador.

  • Esses profissionais devem ser capazes de trabalhar com diversas tecnologias e linguagens de programação.
  • Contudo, isso não significa que seja uma área exclusiva para iniciantes, pois ela também apresenta a possibilidade de oferecer oportunidades robustas para experientes.
  • Os projetos podem procurar por habilidades de desenvolvedor de frontend em CSS, JavaScript, HTML e frameworks como Angular e React.
  • Nesse viés, auxilia a gerenciar também a conexão com os bancos de dados, a questão da segurança e conexão com outras aplicações, por meio de APIs (um código em comum que possibilita a comunicação entre dois sistemas).
  • Back end é uma área da programação que se refere à parte do sistema responsável pelo processamento dos dados e pela lógica de funcionamento de um site ou aplicativo.

Nós explicamos que cada tipo de desenvolvimento requer uma gama específica de habilidades, implicando que o trabalho que vai para os empregos também varia. Minha dica é, se você está começando na carreira, foque em uma área, estude ela bastante e, conforme for se sentindo confortável e quiser explorar novos temas, o conhecimento virá de forma mais natural. Vou até deixar um post do Guilherme Silveira sobre como você pode organizar seus estudos.

A Awari é a melhor plataforma para aprender sobre programação no Brasil.

Enquanto o Front End lida com a interface do usuário e a parte visual de um site ou aplicativo, o Back End cuida da lógica e do funcionamento por trás dessa interface. Em resumo, o Front-End e o Back-End são duas áreas fundamentais no desenvolvimento de software. Enquanto o Front-End cuida da interface e da interação com o usuário, o Back-End lida com a lógica de negócio e o processamento de dados. Ambas as áreas são complementares e trabalham juntas para criar uma experiência completa e funcional para o usuário. Viu como é fácil entender o que é front-end e back-end e as diferenças dessas áreas? E se um profissional de programação for expert nos dois segmentos, ele é conhecido como full stack.

Imagine, por exemplo, que você vai preencher um formulário de cadastro em um site e precisa definir sua cidade e estado. Se você escolher Ceará, automaticamente aparecerão todas as opções de cidades cadastradas que fazem parte do estado do Ceará para que você selecione a sua. Crie uma conta agora mesmo para começar a desenvolver para front-end e back-end https://www.7segundos.com.br/arapiraca/noticias/2023/12/28/243034-democratico-bootcamp-de-programacao-e-porta-de-entrada-para-o-mercado-de-ti na AWS. O armazenamento em cache guarda temporariamente cópias dos arquivos do aplicativo, o que facilita a recuperação na próxima vez em que forem necessários. Você pode usar o cache para melhorar o tempo de carregamento e o desempenho de um aplicativo. O Front-end pode ser dividido em dois tipos dependendo de onde esse software vai executar.

Empresa

Os sistemas de back-end armazenam arquivos em servidores diferentes ou em uma CDN. Cada usuário tem sua própria cópia de um aplicativo; portanto, o front-end não precisa lidar com problemas de simultaneidade. Desenvolvedores full-stack têm habilidades em desenvolvimento de front-end e back-end. Uma estratégia é armazenar arquivos em uma rede de entrega de conteúdo (CDN), que atua como intermediária entre o front-end e o back-end. Sempre que um usuário faz uma solicitação no front-end, a CDN verifica se os dados estão disponíveis e responde diretamente. Em uma abordagem de computação distribuída, os desenvolvedores podem dividir as tarefas de back-end em vários nós para que o back-end gerencie workloads intensivos em dados simultaneamente.

Nós já demos algumas pistas sobre como você pode escolher entre a atuação como front-end ou back-end. Outro motivo para ter um foco é a possibilidade de ir melhor nos testes realizados nas seleções de emprego. Para tanto, é necessário levar em conta uma vaga-alvo, considerando suas habilidades Curso de cientista de dados: porque você deve dar este passo? e o modo como pretende atuar no mercado de trabalho. Ainda na metáfora da peça de teatro, o programador back-end é quem trabalha nos bastidores, como o responsável pelo figurino, iluminação e sonoplastia. Esse trabalho não é diretamente visto pelo espectador, mas torna possível a peça existir.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *